Até há pouco tempo nem se cogitava a pergunta “por que a Literatura no ensino médio?”: era natural que a Literatura constasse do currículo. A disciplina, um dos pilares da formação burguesa humanista, sempre gozou de status privilegiado ante as outras, dada a tradição letrada de uma elite que comandava os destinos da nação. A Literatura era tão valorizada que chegou mesmo a ser tomada como sinal distintivo de cultura (logo, de classe social): ter passado por Camões, Eça de Queirós, Alencar, Castro Alves, Euclides da Cunha, Rui Barbosa, Coelho Neto e outros era demonstração de conhecimento, de cultura. É bem verdade que muitas vezes os textos literários serviam apenas como objeto de culto; culto do estilo, do “bem escrever” e até mesmo do exagero retórico de alguns escritores; ou, então, apenas como suportes das análises sintáticas e morfológicas. A Literatura era tão valorizada que chegou mesmo a ser tomada como sinal distintivo de cultura De qualquer modo, o domínio da Literatura era ...
Olha só! Uma substituta para mim! Vou levar um vídeo dela amanhã!!!! Amei!
ResponderExcluirHahahahaha! Conduta de vassalagem! Deus me dibre...
Faltou falar das contradições, né Miga? Mas em três minutos não rola. Vamos ver as outras.
Valeu mesmo, galera!